Segunda, 24 de Janeiro de 2022
99 99999-9999
Geral ASTRONOMIA

Chuva de estrelas mais brilhantes do ano será vista hoje

Hoje tem chuva das brilhantes estrelas cadentes de meteoros Geminídeos e o pico será na madrugada do dia 14, começando pela noite desta segunda, 13.

13/12/2021 08h01
69
Por: Redação Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Chuva de estrelas mais brilhantes do ano será vista hoje

Hoje tem chuva das brilhantes estrelas cadentes de meteoros Geminídeos e o pico será na madrugada do dia 14, começando pela noite desta segunda, 13.

Elas são provocadas pelos rastros de um asteróide. Os meteoros Geminídios farão, segundo os especialistas, o espetáculo mais ativo e com efeito colorido de 2021.

Também é possível observar as constelações das estrelas de Touro, Orion e Cão Maior. No Brasil, será a oportunidade de melhor visibilidade de latitudes sul americanas.

Colorida

Os astrônomos estão animados com a chuva de estrelas mais brilhante e colorida de dezembro.p

Como os geminídeos são muito brilhantes, muitas pessoas dizem que esses meteoros mostram cores.

Esteja atento para as estrelas cadentes que aparecem em amarelo, verde e azul conforme você olha – e diga-nos quais tons você vê.

 

De acordo com a NASA , essas estrelas cadentes são “causadas por uma torrente de destroços deixada pelo asteróide 3200 Phaethon.

“Quando a Terra passa pelos rastros de poeira deixados pelo 3.200 Phaethon, vemos a chuva de meteoros Geminídeos. A poeira (meteoróides) queima na atmosfera da Terra criando estes meteoros.”

Visibilidade

Torça para fazer tempo bom onde você está! Com o céu claro, e a luz da lua em fase de cheia será possível facilmente localizar de qualquer ponto do planeta 50 ou mais meteoros por hora.

Visível em todo o mundo, embora seja visto de forma mais impressionante no hemisfério norte, não há necessidade de olhar em uma direção específica para detectar essas partículas de poeira em chamas.

Basta se agasalhar, encontrar um ponto escuro em sua área, um grande pedaço de céu aberto, e olhar para cima.

Por Andrea Fassina SNB com informações do GNN

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias